quinta-feira, 19 de março de 2009

REGIÃO SERRANA É A OPÇÃO DO FUTURO DOS CARIOCAS

Degelo antártico pode elevar mar em cinco metros

O Globo - RIO - Um aumento de cinco graus Celsius na temperatura dos oceanos - um cenário extremo do aquecimento global - pode acelerar dramaticamente os ciclos de desaparecimento da calota glacial na parte ocidental da Antártica, voltada para a América do Sul, elevando o nível do mar em cinco metros, com graves repercussões na costa brasileira. É o que informam estudos publicados na revista "Nature", com base na análise de outros grande derretimentos no passado da região.

Uma primeira pesquisa, que se baseou na análise dos sedimentos, indica que, nos últimos cinco milhões de anos, as flutuações de gelo nessa região do continente gelado tiveram um ciclo de 40 mil anos.

- Esse ciclo está quase que certamente ligado às variações da inclinação da Terra em relação ao Sol - afirma o principal autor do estudo, Tim Naish, da Universidade de Wellington, na Nova Zelândia. - E o que vimos no passado nos leva a acreditar que estamos a caminho de perder partes dessa calota.

De acordo com David Pollard, da Universidade da Pensilvânia, um dos autores do segundo estudo, na ausência do homem, esses ciclos continuariam no mesmo ritmo no futuro. Entretanto, com o aumento dos gases causadores do efeito estufa, bastariam algumas centenas de anos para que as águas do oceano austral, ao redor da Antártica, atingissem uma temperatura suficiente para que o gelo desaparecesse totalmente da parte ocidental do continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário