quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

NOTICIAS VARIADAS DE HOJE DO BRASIL E DO MUNDO

Terremoto no Haiti causa estragos

Um terremoto de magnitude 7 atingiu ontem o Haiti às 16h53 (19h53 em Brasília), deixando um grande número de pessoas desaparecidas na capital Porto Príncipe. O divulga informações sobre o resgate. O Comando do Exército, em Brasília, confirmou a morte de quatro militares no desastre. O palácio do governo, o quartel-general da ONU e pelo menos um hospital desabaram. No Twitter, há várias listas de perfis que estão fornecendo dados sobre a situação no Haiti.

Gabeira se candidatará a governo do Rio

Em prol da aliança nacional entre o PV e o PSDB, o deputado federal Fernando Gabeira (PV) admitiu ontem a possibilidade de entrar na disputa ao governo do Rio de Janeiro nas próximas eleições. Segundo informa a Folha, em reunião com tucanos do Rio, Gabeira condicionou sua candidatura à consolidação de uma aliança entre PSDB e PV do Rio. “Se todos se sentirem confortáveis, eu topo”, disse. A opção garantiria um forte palanque para o governador de São Paulo, José Serra, no Rio, caso sua candidatura à presidência venha a ser confirmada.


Medidas econômicas de Chávez seriam causa da crise

Em entrevista ao UOL Notícias, o presidente do Conselho Nacional de Comércio e Serviços (Consecomercio), Fernando Morgado, afirmou que a grande causa da crise que atingiu a Venezuela nas últimas semanas é resultado das medidas econômicas adotadas pelo presidente Hugo Chávez. Entre as medidas está a desvalorização da moeda local, o que provocou uma corrida por produtos importados, já que os consumidores temem que os preços dessas mercadorias disparem. “O governo já confiscou várias fazendas, e a produtividade diminuiu. Não faz sentido explicar que a desvalorização da moeda vai estimular as exportações. Não conseguimos sequer nos abastecer”, disse. Ontem autoridades venezuelanas, com apoio de soldados, fecharam temporariamente dezenas de estabelecimentos comerciais que aumentaram seus preços.

Lula promete reeditar Plano de Direitos Humanos

Para contornar a crise instalada em diversos setores da sociedade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu fazer uma mudança no texto do decreto que instituiu o Programa Nacional de Direitos Humanos. De acordo com reportagem do Estado, a solução encontrada pela presidência é reeditar o texto substituindo a expressão “aprova” por “torna público o programa”. Assim, o governo seria responsável apenas pela publicidade do plano. Lula também ordenou o abrandamento de trechos que tratam de temas polêmicos como aborto. Sobre a Lei de Anistia, Lula receberá hoje pela manhã os ministros Nelson Jobim (Defesa) e Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) para debaterem os pontos de divergência.

Planos de saúde oferecerão novos serviços

A Agência Nacional de Saúde Suplementar anunciou ontem a inclusão de 73 novos procedimentos aos benefícios oferecidos pelos planos de saúde a seus credenciados em todo o país. Entre os novos serviços estão atendimento psiquiátrico, internação domiciliar e diversos tipos de exame. As novas normas, válidas para 43,7 milhões de usuários com contrato assinado após 1999, foram publicadas ontem no Diário Oficial da União e terão validade a partir de 7 de junho. De acordo com reportagem do Estado, para os outros 10,4 milhões de usuários que têm planos de saúde mais antigos, vale o que está no contrato.






Nenhum comentário:

Postar um comentário