Além de esquema de propinas, Operação Castelo de Areia descobre conta
no exterior com suposta ligação com o PT e o PMDB
no exterior com suposta ligação com o PT e o PMDB
Suspensa na última quinta-feira pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), César Asfor Rocha, a investigação de corrupção e lavagem de dinheiro contra diretores da Camargo Corrêa teria detectado não só esquema de propinas para a construção de hospitais e petroleiros. Em reportagem exclusiva, a Revista Época revela que a Operação Castelo de Areia teria localizado também uma conta em Taiwan supostamente ligada ao PT e ao PMDB. A suspensão foi determinada, segundo Asfor, pois a investigação foi iniciada a partir de uma denúncia anônima, o que afronta a Constituição, e porque as quebras de sigilo telefônico teriam sido autorizadas de forma ampla, sem fundamentação precisa. A decisão do ministro não é definitiva e vale até o julgamento de um habeas corpus pelo STJ.
Documentos apreendidos pela Operação Caixa de Pandora divulgados com exclusividade pela Revista Época desta semana agravam ainda mais a situação do governador do Distrito Federal José Roberto Arruda. Segundo a reportagem, a Polícia Federal (PF) apreendeu na casa de dois auxiliares de Arruda um livro-caixa, agendas e papéis. Nos documentos constam nomes e iniciais de políticos sempre com números anotados ao lado, que seriam valores da suposta propina. Entre as anotações há uma referência a Severo de Araújo Dias, dono do haras Sparta. A PF investiga se o real proprietário desse haras é José Roberto Arruda, conforme foi denunciado por Durval Barbosa, ex-secretário do governo e pivô do escândalo, que afirmou que o haras foi comprado pelo governador para presentear a mulher, Flávia Arruda.
O vice-governador do Distrito Federal Paulo Octávio informou à direção de seu partido, o DEM, que pretende deixar a política. Em conversa com o presidente da legenda, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), Octávio teria dito que se dedicará exclusivamente às suas empresas. Segundo o Blog do Josias, apesar do anúncio, o vice do governador José Roberto Arruda não cogita renunciar ao cargo, que lhe garante foro privilegiado do Superior Tribunal de Justiça, caso a investigação do mensalão do DEM avance.
Auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) aponta que a Fundação José Sarney teria sido responsável por fraudes na execução de um projeto de R$ 1,3 milhão patrocinado pela Petrobrás. Os recursos seriam destinados à preservação do acervo e à modernização dos espaços físicos da fundação, em São Luís. Criada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a entidade é acusada de uso de notas frias, empresas fantasmas e de fachada, contratações irregulares, ausência de comprovação de serviços, entre outras irregularidades, para um projeto cultural que nunca saiu do papel. De acordo com reportagem do Estado, a CGU sugere a devolução dos recursos ao Ministério da Cultura.
Reportagem do Estado revela que em 2009 o ar do Estado de São Paulo foi considerado inaceitável 271 vezes pelo Sistema de Informação de Qualidade do Ar, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O número registra um aumento de 34% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 202 ultrapassagens do padrão aceitável para a saúde. De acordo com a reportagem, os índices foram provocados pelo aumento de emissão do poluente ozônio. Para Carlos Lacava, gerente do departamento de Desenvolvimento Tecnológico e Sustentabilidade da Cetesb, é preciso investir principalmente em transporte sustentável para melhorar a qualidade do ar.
O Comando do Exército Brasileiro confirmou hoje a morte de mais um militar em decorrência do terremoto que devastou o Haiti no último dia 12. O Exército anunciou a identificação do corpo do tenente-coronel Marcus Vinícius Macedo Cysneiros, desaparecido desde o tremor. Cysneiros servia no Gabinete do Comandante do Exército e se encontrava desempenhando as funções de Observador Militar da Missão das Nações Unidas no país. De acordo com reportagem do Estado, com esta identificação sobe para 16 o número de militares brasileiros mortos no Haiti. Dois continuam desaparecidos.
Em meio ao caos causado pelo terremoto de magnitude sete que abalou o país no último dia 12, o governo haitiano anunciou hoje a criação de 280 centros de ajuda humanitária. Em parceria com entidades internacionais, os centros distribuirão alimentação, água e abrigo para os milhares de desabrigados. Além da criação dos centros de ajuda, segundo reportagem da Folha, o governo local decretou ontem estado de emergência e um luto nacional de 30 dias pelas vítimas. De acordo com autoridades haitianas, já chega a 70 mil o número de corpos enterrados em valas comuns.
“Nosso país precisa hoje, mais do que nunca, de unidade”. Essa foi a principal declaração do vencedor das eleições presidenciais chilenas, o empresário direitista Sebastián Piñera. De acordo com reportagem da Folha, além de pedir a união do povo chileno em prol da democracia, Piñera pediu também uma oposição leal, construtiva e que fiscalize com rigor para o bem do pais. O milionário investidor obteve nas eleições deste domingo 51,61% dos votos, contra 48,38% de Eduardo Frei, que presidiu o país entre 1994 e 2000. Piñera assumirá o poder no próximo dia 11 de março, substituindo Michelle Bachelet.
Reportagem da Folha relata que Memhmet Ali Agca, terrorista turco que atirou contra o papa João Paulo II em 1981, deixou ontem a prisão onde estava, na região de Ancara, capital da Turquia. Apesar de não ter sido avistado pelos jornalistas que o aguardavam fora da prisão, autoridades turcas afirmaram que ele deixou a prisão com destino a um escritório de recrutamento militar. Ali Agca será submetido a um exame médico que avaliará se ele é apto para o serviço militar, que ainda não cumpriu, aos seus 52 anos. Segundo seu advogado, Achi Ali Ozhan, Ali Agca, que recebeu mais de 50 ofertas para livros e filmes, pretende viajar para a Cidade do Vaticano para prestar reverência ao túmulo do papa João Paulo II e se reunir com o papa Bento 16.
Na entrega da 67ª edição do Globo de Ouro, uma das mais importantes premiações do cinema internacional, os grandes vencedores foram os filmes “Avatar” e “Se Beber, Não Case”. A ficção científica futurista em 3D do diretor de Titanic James Cameron foi a grande vencedora da noite levando para a casa duas estatuetas, a de melhor filme dramático e de melhor diretor. De acordo com reportagem da Folha, a surpresa da noite ficou com “Se Beber, Não Case”, vencedor da categoria comédia. “Amor sem Escalas”, que concorria em seis categorias e era o recordista de indicações nesta edição, ganhou apenas o prêmio de melhor roteiro.
Pra mim, Avatar merece é o oscar, de tão bom que é. Digo isso como apreciador tanto de ficção científica, quanto de computação gráfica. Valeu!
ResponderExcluir