segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

NOTICIAS VARIADAS DE HOJE DO BRASIL E DO MUNDO

Além de esquema de propinas, Operação Castelo de Areia descobre conta
no exterior com suposta ligação com o PT e o PMDB


Suspensa na última quinta-feira pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), César Asfor Rocha, a investigação de corrupção e lavagem de dinheiro contra diretores da Camargo Corrêa teria detectado não só esquema de propinas para a construção de hospitais e petroleiros. Em reportagem exclusiva, a Revista Época revela que a Operação Castelo de Areia teria localizado também uma conta em Taiwan supostamente ligada ao PT e ao PMDB. A suspensão foi determinada, segundo Asfor, pois a investigação foi iniciada a partir de uma denúncia anônima, o que afronta a Constituição, e porque as quebras de sigilo telefônico teriam sido autorizadas de forma ampla, sem fundamentação precisa. A decisão do ministro não é definitiva e vale até o julgamento de um habeas corpus pelo STJ.

Documentos apreendidos agravam situação de Arruda

Documentos apreendidos pela Operação Caixa de Pandora divulgados com exclusividade pela Revista Época desta semana agravam ainda mais a situação do governador do Distrito Federal José Roberto Arruda. Segundo a reportagem, a Polícia Federal (PF) apreendeu na casa de dois auxiliares de Arruda um livro-caixa, agendas e papéis. Nos documentos constam nomes e iniciais de políticos sempre com números anotados ao lado, que seriam valores da suposta propina. Entre as anotações há uma referência a Severo de Araújo Dias, dono do haras Sparta. A PF investiga se o real proprietário desse haras é José Roberto Arruda, conforme foi denunciado por Durval Barbosa, ex-secretário do governo e pivô do escândalo, que afirmou que o haras foi comprado pelo governador para presentear a mulher, Flávia Arruda.

Vice de Arruda anuncia que abandonará política

O vice-governador do Distrito Federal Paulo Octávio informou à direção de seu partido, o DEM, que pretende deixar a política. Em conversa com o presidente da legenda, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), Octávio teria dito que se dedicará exclusivamente às suas empresas. Segundo o Blog do Josias, apesar do anúncio, o vice do governador José Roberto Arruda não cogita renunciar ao cargo, que lhe garante foro privilegiado do Superior Tribunal de Justiça, caso a investigação do mensalão do DEM avance.

Fundação de Sarney teria desviado verba da Petrobras

Auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) aponta que a Fundação José Sarney teria sido responsável por fraudes na execução de um projeto de R$ 1,3 milhão patrocinado pela Petrobrás. Os recursos seriam destinados à preservação do acervo e à modernização dos espaços físicos da fundação, em São Luís. Criada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a entidade é acusada de uso de notas frias, empresas fantasmas e de fachada, contratações irregulares, ausência de comprovação de serviços, entre outras irregularidades, para um projeto cultural que nunca saiu do papel. De acordo com reportagem do Estado, a CGU sugere a devolução dos recursos ao Ministério da Cultura.

Qualidade do ar piora em São Paulo em 2009

Reportagem do Estado revela que em 2009 o ar do Estado de São Paulo foi considerado inaceitável 271 vezes pelo Sistema de Informação de Qualidade do Ar, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O número registra um aumento de 34% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 202 ultrapassagens do padrão aceitável para a saúde. De acordo com a reportagem, os índices foram provocados pelo aumento de emissão do poluente ozônio. Para Carlos Lacava, gerente do departamento de Desenvolvimento Tecnológico e Sustentabilidade da Cetesb, é preciso investir principalmente em transporte sustentável para melhorar a qualidade do ar.


Exército confirma a morte de 16º militar brasileiro no Haiti

O Comando do Exército Brasileiro confirmou hoje a morte de mais um militar em decorrência do terremoto que devastou o Haiti no último dia 12. O Exército anunciou a identificação do corpo do tenente-coronel Marcus Vinícius Macedo Cysneiros, desaparecido desde o tremor. Cysneiros servia no Gabinete do Comandante do Exército e se encontrava desempenhando as funções de Observador Militar da Missão das Nações Unidas no país. De acordo com reportagem do Estado, com esta identificação sobe para 16 o número de militares brasileiros mortos no Haiti. Dois continuam desaparecidos.


Centros de distribuição e suprimentos chegam a mais vítimas

Em meio ao caos causado pelo terremoto de magnitude sete que abalou o país no último dia 12, o governo haitiano anunciou hoje a criação de 280 centros de ajuda humanitária. Em parceria com entidades internacionais, os centros distribuirão alimentação, água e abrigo para os milhares de desabrigados. Além da criação dos centros de ajuda, segundo reportagem da Folha, o governo local decretou ontem estado de emergência e um luto nacional de 30 dias pelas vítimas. De acordo com autoridades haitianas, já chega a 70 mil o número de corpos enterrados em valas comuns.

Vencedor das eleições o direitista Sebastián Piñera e Cesar Maia simpatizante do antigo regime

“Nosso país precisa hoje, mais do que nunca, de unidade”. Essa foi a principal declaração do vencedor das eleições presidenciais chilenas, o empresário direitista Sebastián Piñera. De acordo com reportagem da Folha, além de pedir a união do povo chileno em prol da democracia, Piñera pediu também uma oposição leal, construtiva e que fiscalize com rigor para o bem do pais. O milionário investidor obteve nas eleições deste domingo 51,61% dos votos, contra 48,38% de Eduardo Frei, que presidiu o país entre 1994 e 2000. Piñera assumirá o poder no próximo dia 11 de março, substituindo Michelle Bachelet.

Terrorista que atirou contra papa João Paulo II sai da prisão

Reportagem da Folha relata que Memhmet Ali Agca, terrorista turco que atirou contra o papa João Paulo II em 1981, deixou ontem a prisão onde estava, na região de Ancara, capital da Turquia. Apesar de não ter sido avistado pelos jornalistas que o aguardavam fora da prisão, autoridades turcas afirmaram que ele deixou a prisão com destino a um escritório de recrutamento militar. Ali Agca será submetido a um exame médico que avaliará se ele é apto para o serviço militar, que ainda não cumpriu, aos seus 52 anos. Segundo seu advogado, Achi Ali Ozhan, Ali Agca, que recebeu mais de 50 ofertas para livros e filmes, pretende viajar para a Cidade do Vaticano para prestar reverência ao túmulo do papa João Paulo II e se reunir com o papa Bento 16.
“Avatar” está entre os premiados do Globo de Ouro

Na entrega da 67ª edição do Globo de Ouro, uma das mais importantes premiações do cinema internacional, os grandes vencedores foram os filmes “Avatar” e “Se Beber, Não Case”. A ficção científica futurista em 3D do diretor de Titanic James Cameron foi a grande vencedora da noite levando para a casa duas estatuetas, a de melhor filme dramático e de melhor diretor. De acordo com reportagem da Folha, a surpresa da noite ficou com “Se Beber, Não Case”, vencedor da categoria comédia. “Amor sem Escalas”, que concorria em seis categorias e era o recordista de indicações nesta edição, ganhou apenas o prêmio de melhor roteiro.


Um comentário:

  1. Pra mim, Avatar merece é o oscar, de tão bom que é. Digo isso como apreciador tanto de ficção científica, quanto de computação gráfica. Valeu!

    ResponderExcluir