quinta-feira, 12 de novembro de 2009

GUERRA - "CENAS DE JORNALISMO EXPLÍCITO"




No rescaldo do apagão iniciado às 22h15 de terça-feira (10/11), e que atingiu nove estados brasileiros e o Distrito Federal, os telejornais da manhã de quarta (11) tinham, por óbvio, uma pauta certa e acabada. Depois da goleada que o rádio infligiu nas demais mídias, novas e velhas, a televisão saiu a campo para unir-se ao esforço de buscar explicações plausíveis para o acidente que criou enormes contratempos para milhões de brasileiros.

Passava pouco das 10h de quarta, a energia fora restabelecida ainda na madrugada. Em Brasília, em frente à sede do Ministério das Minas e Energia, o secretário-executivo do ministério, Márcio Zimmerman, preparava-se para uma entrevista, ao vivo, para a TV Globo. No mesmo horário, o âncora Celso Zucatelli – do Hoje Em Dia, da TV Record – chamou a repórter Venina Nunes, também ao vivo, e a instruiu a falar com o secretário.

O vídeo foi postado com o título bombástico de "Globo impede Record de entrevistar secretário de Minas e Energia", como a jogar um pouco mais de gasolina no fogo que queima e esturrica as tensas relações entre as duas emissoras. As imagens mostram cenas de jornalismo explícito onde houve de tudo um pouco, inclusive alusões à "ética" e à "democratização dos meios de comunicação". Vale conferir o vídeo de 8min13 – que até às 17h30 de quarta (11/11) tinha 165 comentários no Youtube – e tirar suas próprias conclusões.

Por Luiz Egypto em 11/11/2009 - OI

2 comentários:

  1. Não acho que seja jornalismo, mas parece guerra comercial. Comportamento semelhante ao de Sonia Abrão no episódio GuGu X Faustão e a saúde de Gerson Brenner. As concessionárias de comunicação já rasgaram a Legislação há muito e não respeitam nem mesmo o público. A existência das redes nacionais é o maior disparate e a briguinha entre profissionais, além de falta de educação, não passa de manipulação para audiência da Rede Record. Infeliz foi a empregada da referida Estação que terá essa ótima referência em sua atuação profissional.

    ResponderExcluir