quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA AS OLIMPÍADAS DE 2016

O "Olá, Turista!", uma parceria do Ministério do Turismo com a Fundação Roberto Marinho, vai capacitar 80 mil profissionais ligados ao setor de Turismo em 13 cidades brasileiras, durante o ano de 2010. O projeto já foi lançado no Rio de Janeiro, Salvador e Manaus. O programa vai preparar os profissionais do setor para receber os turistas estrangeiros na Copa do Mundo de 2014. Para isso, oferecerá ano que vem cursos on-line gratuitos de inglês e espanhol.

Os interessados em fazer os cursos devem estar vinculados a alguma associação, sindicato ou cooperativa, que será responsável por repassar aos seus associados as senhas de acesso ao site do programa. As organizações já podem se cadastrar e solicitar as vagas pelo portal http://www.olaturista.org.br/. A partir de 2 de janeiro, os profissionais interessados poderão solicitar diretamente à sua associação a senha de acesso.

O programa

O Olá, Turista! será implementado em três cidades-sede da Copa de 2014 e seu entorno, totalizando 13 cidades: Rio de Janeiro (Búzios, Paraty, Angra dos Reis e Petrópolis), Salvador (Porto Seguro, Mata de São João, Maraú e Lençóis) e Manaus (Barcelos e Parintins).

Até outubro, o programa terá um piloto do projeto para 500 participantes no Rio de Janeiro e em Salvador e, a partir de janeiro de 2010, será implementado nas 13 cidades, para mais 80 mil pessoas, totalizando 80.500 trabalhadores ligados ao setor de Turismo.

Os cursos são compostos pelos módulos básico, profissional e regional. Os alunos que cumprirem os módulos obrigatórios - que podem ser concluídos no período de um ano -, receberão um certificado. Trata-se da primeira ação concreta do Ministério do Turismo para a capacitação profissional motivada pela Copa do Mundo de 2014. O objetivo é envolver o setor turístico e a população brasileira numa ampla campanha de aprimoramento do receptivo turístico.

Público do programa


Os beneficiados pelo programa serão os profissionais da cadeia do turismo que trabalham em contato direto com o público, o que envolve conversação e relacionamento interpessoal, o que inclui recepcionistas, telefonistas, garçons, balconistas, taxistas, atendentes, artesãos e outros.

A English Town é responsável pela plataforma e pelo módulo básico do "Olá, Turista!". A Fundação Roberto Marinho desenvolveu, junto a consultores, os módulos específicos.

As Inscrições - As associações do Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas que quiserem solicitar vagas para os cursos que começarão a partir de 2 de janeiro de 2010 podem se cadastrar no portal Olá, Turista! - www.olaturista.org.br - até o dia 30 de outubro.

Mais informações - O Olá, Turista! prevê a parceria com telecentros locais para facilitar aos participantes o acesso à internet. No site do programa, esses parceiros ficarão mapeados como colaboradores e terão a logomarca da empresa visível no portal. Nos telecentros parceiros, chamados Salas de Conexão, os alunos que desejarem terão ainda suporte técnico de monitores para acessar a escola virtual.

A iniciativa marca também a criação de um selo de qualidade no Turismo. A proposta é instituir uma marca visual a ser concedida pelo Ministério do Turismo a todas as instituições que aderirem à formação em línguas estrangeiras a fim de melhorar o atendimento aos turistas. Nesse sentido, o selo será também um instrumento importante para a consolidação da rede que se pretende construir com a implementação do programa.


fONTE: http://querodiscutiromeuest.tempsite.ws/noticias.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário