quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
domingo, 24 de janeiro de 2010
O PESO DE MINAS COM JOSÉ DE ALENCAR PARA O GOVERNADOR
Nas próximas horas, o vice-presidente da República, José de Alencar (PRB), baterá o martelo sobre seu futuro político. O mais novo lance na vida de Alencar é um convite de Lula para ser o candidato ao governo de Minas Gerais. O “fator Alencar” põe fim a uma crise política dentro do PT, que tem dois candidatos interessados na disputa – os ex-prefeitos de Belo Horizonte Patrus Ananias e Fernando Pimentel. A jogada também pacifica o PMDB nacional, que tinha em Minas um dos problemas para fechar a aliança nacional em torno da candidatura de Dilma Rousseff.
Na composição desenhada por Lula, o ministro de Combate à Fome, Patrus Ananias (PT), será o vice na chapa de Alencar – Patrus já aceitou –, a vaga do senado ficaria com o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB) e o ex-prefeito Fernando Pimentel será candidato a deputado federal e coordenador da campanha de Dilma. Segundo os envolvidos na negociação, para consolidar o acordo José de Alencar só precisa de um aval de seus médicos.
fonte: Isto É
MEDO DO EFEITO ELEITORAL CHILENO LEVA SETORES DO PT EXIGIR DE DILMA MAIS PULSO
O resultado das eleições no Chile, com a derrota do candidato da presidente Michelle Bachelet, foi o suficiente para acender um sinal de alerta na campanha da ministra Dilma Rousseff. Como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a chilena está no último ano de mandato com uma popularidade superior a 80% e empenhou-se na campanha do sucessor. Mas, apesar da dedicação, não conseguiu a necessária transferência de prestígio. No QG ainda informal de Dilma a analogia foi imediata e o medo do chamado “fator Chile” provocou rápidas reações que desagradaram ao presidente Lula e o obrigou a terminar a semana dando um puxão de orelha nos ministros. Setores do PT, capitaneados pelo ex-ministro José Dirceu, aproveitaram o desespero instalado pelos votos dos chilenos e conseguiram impor, ainda que por pouco espaço de tempo, uma rota mais agressiva na campanha de Dilma e o medo do fator Chile levou a ministra a colocar em marcha no Brasil a campanha do medo, recorrendo a práticas que no passado alvejavam o PT. “Quando sem nenhum fundamento espalhavam que o Lula iria confiscar as cadernetas de poupança, os petistas diziam que se tratava de terrorismo eleitoral. Agora, usam a mesma estratégia”, disse o líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP), em uma reunião com a cúpula tucana.
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
NOTICIAS VARIADAS DE HOJE DO BRASIL E DO MUNDO
no exterior com suposta ligação com o PT e o PMDB
Na entrega da 67ª edição do Globo de Ouro, uma das mais importantes premiações do cinema internacional, os grandes vencedores foram os filmes “Avatar” e “Se Beber, Não Case”. A ficção científica futurista em 3D do diretor de Titanic James Cameron foi a grande vencedora da noite levando para a casa duas estatuetas, a de melhor filme dramático e de melhor diretor. De acordo com reportagem da Folha, a surpresa da noite ficou com “Se Beber, Não Case”, vencedor da categoria comédia. “Amor sem Escalas”, que concorria em seis categorias e era o recordista de indicações nesta edição, ganhou apenas o prêmio de melhor roteiro.
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
NOTICIAS VARIADAS DE HOJE DO BRASIL E DO MUNDO
Um terremoto de magnitude 7 atingiu ontem o Haiti às 16h53 (19h53 em Brasília), deixando um grande número de pessoas desaparecidas na capital Porto Príncipe. O divulga informações sobre o resgate. O Comando do Exército, em Brasília, confirmou a morte de quatro militares no desastre. O palácio do governo, o quartel-general da ONU e pelo menos um hospital desabaram. No Twitter, há várias listas de perfis que estão fornecendo dados sobre a situação no Haiti.
Em prol da aliança nacional entre o PV e o PSDB, o deputado federal Fernando Gabeira (PV) admitiu ontem a possibilidade de entrar na disputa ao governo do Rio de Janeiro nas próximas eleições. Segundo informa a Folha, em reunião com tucanos do Rio, Gabeira condicionou sua candidatura à consolidação de uma aliança entre PSDB e PV do Rio. “Se todos se sentirem confortáveis, eu topo”, disse. A opção garantiria um forte palanque para o governador de São Paulo, José Serra, no Rio, caso sua candidatura à presidência venha a ser confirmada.
Em entrevista ao UOL Notícias, o presidente do Conselho Nacional de Comércio e Serviços (Consecomercio), Fernando Morgado, afirmou que a grande causa da crise que atingiu a Venezuela nas últimas semanas é resultado das medidas econômicas adotadas pelo presidente Hugo Chávez. Entre as medidas está a desvalorização da moeda local, o que provocou uma corrida por produtos importados, já que os consumidores temem que os preços dessas mercadorias disparem. “O governo já confiscou várias fazendas, e a produtividade diminuiu. Não faz sentido explicar que a desvalorização da moeda vai estimular as exportações. Não conseguimos sequer nos abastecer”, disse. Ontem autoridades venezuelanas, com apoio de soldados, fecharam temporariamente dezenas de estabelecimentos comerciais que aumentaram seus preços.
Para contornar a crise instalada em diversos setores da sociedade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu fazer uma mudança no texto do decreto que instituiu o Programa Nacional de Direitos Humanos. De acordo com reportagem do Estado, a solução encontrada pela presidência é reeditar o texto substituindo a expressão “aprova” por “torna público o programa”. Assim, o governo seria responsável apenas pela publicidade do plano. Lula também ordenou o abrandamento de trechos que tratam de temas polêmicos como aborto. Sobre a Lei de Anistia, Lula receberá hoje pela manhã os ministros Nelson Jobim (Defesa) e Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) para debaterem os pontos de divergência.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar anunciou ontem a inclusão de 73 novos procedimentos aos benefícios oferecidos pelos planos de saúde a seus credenciados em todo o país. Entre os novos serviços estão atendimento psiquiátrico, internação domiciliar e diversos tipos de exame. As novas normas, válidas para 43,7 milhões de usuários com contrato assinado após 1999, foram publicadas ontem no Diário Oficial da União e terão validade a partir de 7 de junho. De acordo com reportagem do Estado, para os outros 10,4 milhões de usuários que têm planos de saúde mais antigos, vale o que está no contrato.
domingo, 10 de janeiro de 2010
CATACLISMAS RECENTES NO MUNDO, O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
FRESNO, Califórnia - Um terremoto de 6,5 graus na escala Richter atingiu a costa Norte do estado da Califórnia, danificando prédios e deixando diversas regiões sem luz. Não há relatos de mortes ou danos graves. O tremor ocorreu por voltas das 16h27m (22h27m de Brasília), no Oceano Pacífico, 35 quilômetros a noroeste de Ferndale, informou o centro geológico dos Estados Unidos. O epicentro foi a uma profundidade de cerca de 16 quilômetros.
O terremoto foi sentido de Capitola, no centro da Califórnia, até o centro do Oregon (estado ao norte), passando por São Francisco.O inverno rigoroso no hemisfério norte provocou o fechamento dos três principais portos de exportação de petróleo - por lá passam 97% da produção mexicana.
Os portos de Acyo Arcas, Tres Bocas e Coatzacoalcos, localizados no Golfo de México, devem permanecer fechados até que o clima fique mais ameno, de acordo com o Ministério das Comunicações do México.
O SMN afirmou que uma frente fria já atinge 22 dos 32 Estados mexicanos. As zonas montanhosas de Coahuila, Durango e Chihuahua, no norte do país, registraram temperaturas de -11°C. As aulas foram suspensas nas escolas de oito Estados e, em quatro outros, os alunos das escolas primárias estão sendo instruídos a chegar mais tarde.Deslizamentos de terra e um tsunami destruíram as casas de um terço da população das Ilhas Salomão, mas vidas foram salvas já que os moradores fugiram rapidamente para regiões mais altas. Não há relatos de feridos graves depois de 30 horas da ocorrência do maior de uma série de tremores que provocou uma onda de 3 metros e atingiu a costa. Porém, mais de 1.000 pessoas foram afetadas depois que cerca de 200 casas foram destruídas em Rendova, ilha a cerca de 300 quilômetros da capital Honiara. Apenas 3.600 pessoas vivem em Rendova.
Frio glacial continua a afetar vários países do Hemisfério Norte
RIO - A forte onda de frio que atinge vários países do Hemisfério Norte continua a causar problemas para a população e preocupar as autoridades. Na Europa, as temperaturas glaciais levaram o caos ao sistema de transportes, com centenas de voos cancelados, trens parados e estradas em difíceis condições de uso, enquanto na China o frio congelou as águas do porto de Tianjin, o terceiro maior do país e que serve à capital Pequim.
Tremor de terra é sentido no Rio Grande do Norte
SÃO PAULO - A terra voltou a tremer neste sábado no Rio Grande do Norte. O tremor foi sentido em alguns bairros de Natal e nos municípios de João Câmara e Ceará Mirim. Dados preliminares indicam que o tremor foi de 3 graus na escala Richter.
O epicentro foi no município de João Câmara, a 70 km de Natal. O tremor foi sentido por volta de 15h30m, horário local. Ceará Mirim fica a apenas 50 km do município. No primeiro semestre do ano passado, o Rio Grande do Norte registrou um tremor em Taboleiro Grande. Técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vão ao local neste domingo para avaliar o impacto.
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE HOJE NO BRASIL E NO MUNDO
Uma das regiões atingidas pela onda de frio que assola os Estados Unidos nos últimos dias foi a Flórida. Lá as temperaturas estão próximas a 0°C, o que seria uma ameaça à safra de laranja do Estado, responsável pela produção de boa parte da fruta nos Estados Unidos, além de ser o principal provedor de suco de laranja do mundo. De acordo com reportagem da Folha, um quarto da safra de cítricos já pode estar perdido devido às baixas temperaturas, com forte impacto sobre uma indústria-chave, que arrecada US$ 9,3 bilhões anuais para a Flórida.
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE HOJE NO BRASIL E NO MUNDO
Sociedade
Cem casas devem ser demolidas em Angra
A Prefeitura de Angra dos Reis anunciou ontem que demolirá cem casas por causa dos deslizamentos ocorridos na noite do Réveillon e que mataram pelo menos 50 pessoas. As residências estão localizadas em uma das encostas no morro da Carioca. De acordo com reportagem da Folha, ontem algumas casas já foram demolidas e outras estão passando por avaliação de técnicos. Segundo o prefeito Tuca Jordão (PMDB), o número de construções demolidas em toda a cidade poderá chegar a 500. Até ontem, havia no município 271 moradias interditadas. Para ajudar as famílias afetadas pelos deslizamentos e pelas chuvas em Angra dos Reis e na Baixada Fluminense, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que liberará o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Falsos doentes causam prejuízo a cofres públicos
Levantamento feito pelo Tribunal de Justiça de São Paulo constata que quase metade dos 5.400 servidores afastados por questões de saúde relatou falsas doenças. Os afastamentos representam 13% dos quadros do Tribunal de Justiça do Estado, que conta com 45 mil servidores. A reportagem do Estado relata casos como o de uma enfermeira que estava de licença e que foi flagrada casualmente por um médico da própria magistratura dando expediente em um hospital. Dois licenciados nem no Brasil estavam. Um foi localizado em Madri e outro passeava na Flórida. Os vencimentos eram recebidos por remessa bancária. Do total de afastados, 43% já retornaram ao batente, a grande parte espontaneamente quando comunicada da investigação.
Fim de ano teve 445 mortes nas estradas federais
De acordo com balanço da Polícia Rodoviária Federal, durante o feriado de final de ano ocorreram 8.882 acidentes nas estradas brasileiras. Segundo reportagem do Estado, foram registrados 445 mortes e 5.693 feridos de 19 de dezembro a 3 de janeiro. De acordo com os dados oficiais, houve aumento de 4% no registro de mortes em relação ao mesmo período de 2008. Para o Departamento Nacional de Veículos, os principais motivos do aumento de mortes foram o aumento em 7% da frota de veículos do País e o excesso de chuvas que castigaram as regiões Sul e Sudeste, as mais afetadas pelos acidentes.
Relatório técnico opta por caça sueco
A Força Aérea Brasileira (FAB) acaba de emitir parecer favorável à compra de aviões suecos. No relatório técnico que a Aeronáutica entregou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o projeto de compra de 36 caças para a FAB, o caça francês Rafale – preferido do Planalto – teria ficado em terceiro e último lugar. A escolha extraoficial anunciada pelo presidente Lula em setembro do ano passado pelo modelo francês teria sido feita com base em questões diplomáticas. O relatório da Aeronáutica teria dado preferência ao modelo sueco por uma questão econômica. O Gripen NG, que é monomotor e ainda está em fase de projeto, é o mais barato dos três concorrentes finais. De acordo com reportagem da Folha, o Planalto pode ignorar o relatório e ficar com o Rafale ou desagradar à França e optar pelo caça sueco. Formalmente, Lula pode escolher qualquer um dos três.
Chuva volta a causar caos em São Paulo
A chuva que atingiu São Paulo na tarde de ontem causou diversos estragos na cidade. De acordo com reportagem da Folha, foram registrados 51 pontos de alagamento, o túnel do Anhangabaú foi fechado por duas horas além da queda de árvores e de apagões localizados. No aeroporto de Congonhas as operações foram paralisadas e a circulação em um trecho do metrô foi prejudicada. Duas pessoas ficaram feridas devido à queda de um muro próximo a um viaduto na zona central. No bairro Jardim Brasil, na zona norte, o desabamento de uma laje causou a morte de um menino de dez anos. De acordo com a prefeitura, a chuva registrada em uma hora foi equivalente a cerca de um terço do esperado para janeiro.
Mundo
Embaixada americana no Iêmen é reaberta
Fechada no último domingo por ter recebido ameaças, a embaixada dos Estados Unidos no Iêmen acaba de ser reaberta. A reabertura foi feita após o anúncio das forças iemenitas, que teriam matado pelo menos dois militantes da rede terrorista Al Qaeda. Segundo reportagem da Folha, o braço da Al Qaeda no Iêmen passou a receber atenção especial dos Estados Unidos desde o último dia 25, quando o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, de 23 anos, que estava no Iêmen, foi para Amsterdã, na Holanda, onde conseguiu embarcar, com explosivos, em um vôo para Detroit. Enquanto tentava acionar os explosivos, o nigeriano acabou contido por outros passageiros.
Ataque a brasileiros no Suriname seria retaliação por 68 mortes
O ataque ao grupo de 81 garimpeiros brasileiros em Albina, no Suriname, no dia de Natal, teria sido uma retaliação contra o assassinato de 68 surinameses nos últimos anos. A afirmação é do parlamentar Ronnie Brunswijk, principal liderança política dos descendentes de escravos africanos do Suriname. Em entrevista a Folha, o parlamentar afirma que o episódio foi uma reação a anos de violência conduzida por brasileiros contra os negros, conhecidos localmente como maroons. Líder de uma revolta militar de maroons na década de 1980, que levou a uma guerra civil no país, Brunswijk afirmou que só no ano passado os brasileiros assassinaram três maroons em Albina. Disse também que o surinamês morto que deflagrou o ataque a brasileiros era uma espécie de gângster. “Nem por isso ele poderia ser morto”, afirmou.
Economia
Balança comercial tem pior saldo em sete anos
Por causa da crise mundial no ano passado, as exportações brasileiras sofreram a maior queda registrada desde 1950, quando se iniciou a série histórica do Ministério do Desenvolvimento. O recuo, de 22,2% em relação a 2008, levou a balança comercial a registrar o menor saldo em sete anos, US$ 24,61 bilhões. Em dezembro, o superávit foi de US$ 1,43 bilhão. As exportações, que somaram US$ 152,25 bilhões, ficaram abaixo dos US$ 160 bilhões projetados pelo governo. De acordo com reportagem do Estado, o recuo do superávit comercial em 2009 só não foi maior porque o Brasil também importou menos (R$ 127,63 bilhões), com queda de 25,3% que relação a 2008.
Brasil terá 11ª maior petroquímica do mundo
Reportagem da Folha afirma que a Petrobras e o grupo Odebrecht anunciarão hoje a compra de ativos da Quattor Petroquímica, que serão incorporados à Braskem. A consolidação da compra transformará a Braskem na maior empresa petroquímica da América Latina, passando a ser a 11ª no mundo. A negociação, iniciada em agosto do ano passado, conclui o plano do governo Lula de criar uma superpetroquímica nacional. O acordo prevê uma capitalização entre R$ 3 bilhões e R$ 4 bilhões na nova empresa – tanto por parte da Petrobras quanto da Braskem. A previsão é que a nova empresa seja controlada pela Odebrecht. Segundo a reportagem, a Quattor vale hoje cerca de R$ 7 bilhões, mas possui uma dívida total de R$ 6,5 bilhões. O acordo prevê que os compradores assumam a dívida.
Menos R$ 1,8 bi para a Copa
Com cortes de quase R$ 2,5 bilhões, o texto final do Orçamento de 2010 prevê uma série de reduções em investimentos. O principal deles está previsto para acontecer nas cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014, que terão R$ 1,8 bi a menos que o esperado para 2010. Segundo reportagem do Estado, outras áreas também perderão, como a de cultura, com R$ 400 milhões a menos, e de irrigação, com perda de R$ 160 milhões. Ao contrário de cultura e irrigação, o gasto do governo com pessoal continuará em expansão. De acordo com o relator-geral do Orçamento, deputado Geraldo Magela (PT-DF), a despesa passou para R$ 184,15 bilhões, um aumento de quase 9% na comparação com 2009. O relatório deve ser encaminhado até amanhã para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Por Ana Galli