segunda-feira, 31 de agosto de 2009

MARINA SE FILIA AO PV EM CLIMA DE COMÍCIO

A Marina já esta no PV

A senadora Marina Silva assinou no domingo sua filiação ao Partido Verde (PV) e afirmou que só decidirá sobre sua candidatura à presidência em 2010. Em entrevista coletiva, Marina disse que desde que começou a negociar sua mudança com os dirigentes do partido deixou claro que a candidatura seria secundária. Primeiro, disse ela, vai rever o programa do partido. Tanto na entrevista quanto em seu discurso, Marina evitou atacar o PT, do qual fez parte por quase 30 anos, mas destacou as divergências políticas que a levaram a se afastar do governo e do partido. Entre elas, discussões sérias com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (e eventual candidata do governo para o Planalto), sobre os rumos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a “menina dos olhos” do governo federal, diz o Estadão. Entre os integrantes do PV que abonaram a ficha de filiação de Marina estava Elenira Mendes, filha de Chico Mendes, líder seringueiro assassinado em 1988. Mendes foi bastante mencionado por Marina em seu discurso para uma plateia em clima de comício, conta a Folha (para assinantes).

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A IMPRENSA INTERNACIONAL MOSTRA A FRAGILIDADE DE LULA

"O PT está ferido..."

A revista britânica The Economist (em inglês) publicou em sua edição semanal reportagem falando sobre a crise do Senado brasileiro e do PT. Para a revista, os últimos acontecimentos envolvendo o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), demonstram que o partido está “ferido” e que tem como único objetivo se manter no poder. De acordo com a reportagem, para garantir o sucesso da candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) em 2010, o PT perdeu suas características originais de ser diferente e ético. Ao citar o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Sarney, a revista afirma que o presidente do Senado é o “típico político tradicional”, a quem o PT, originalmente, trataria como inimigo.
Foto: Reuters
Leia: ‘Por um novo pacto federativo’

http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2009/8/por_um_novo_pacto_federativo_32005.html


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

GOVERNO SOB PRESSÃO. OS ROYALTIES SERÃO MANTIDOS?

Os royalties serão mantidos?

A manchete do Estadão afirma que o governo cedeu mais uma para o PMDB. Governadores dos Estados produtores de petróleo e lideranças do partido conseguiram uma sinalização positiva ontem do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, sobre a divisão do bolo de royalties pela exploração do pré-sal. Os governadores Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, e Paulo Hartung, do Espírito Santo, ambos do PMDB exigiram de Lobão que os Estados produtores ficassem com 40% do que arrecadado por royalties. A União ficaria com os outros 60% para formar um fundo e distribuir para outros Estados. Lobão, segundo o Estadão, sinalizou que essa regra pode constar no marco regulatório do pré-sal, que será anunciado na segunda-feira. Hoje, Estados e municípios ficam com 63% dos royalties. Enquanto isso, a União avançava na discussão sobre a capitalização da Petrobras, ação que faz parte da estratégia do governo para fortalecer a estatal para a exploração do pré-sal. De acordo com o Valor Econômico, o governo pode investir até R$ 100 bilhões na empresa, o que aumentaria de 55% para algo entre 65% e 70% sua fatia (de ações ordinárias).

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O GOVERNADOR DO RIO DEVERIA CHAMAR OS EUA , A 4ª FROTA, PARA PROTEGER DO ASSALTO DA UNIÃO AO PRÉ-SAL

Em defesa do Rio Sergio Cabral deve se cercar de toda força política do estado

Cabral e Hartung recusam convite de Lula

Os governadores do Rio, Sérgio Cabral, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, recusaram o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar, na próxima segunda-feira, em Brasília, do lançamento do marco regulatório do pré-sal, informa Ancelmo Gois, em sua coluna na edição desta quart-feira do GLOBO.

- Não posso participar de uma coisa que não sei do que trata - disse o peemedebista Cabral, um dos mais próximos aliados de Lula.

A decisão foi tomada um dia após o governador do Rio ter deixado claro, no seminário promovido pelo GLOBO - veja a cobertura completa -, que iria lutar "com todos os instrumentos democráticos" contra eventuais mudanças na arrecadação de royalties e participações especiais do petróleo na nova regulamentação do pré-sal.

Rio e Espírito Santo produzem 87% do petróleo do país.

O ministro Edison Lobão foi enviado ao Rio, na terça-feira à noite, e a Vitória, ontem à noite, em missão de paz, informa Ilimar Franco, no Panorama Político. Na presença do ministro, os governadores conversaram por telefone com o presidente Lula. Leia mais em: Pré-sal: Cabral e Hartung recusam convite de Lula para lançamento do marco regulatório

Fonte: O Globo

terça-feira, 25 de agosto de 2009

MORTE DE CIDADÃOS NEGROS SÃO DUAS VEZES MAIOR QUE CIDADÃOS BRANCOS


Número de homicídios entre negros no Brasil é duas vezes maior que entre brancos

RIO DE JANEIRO - O número de negros assassinados no Brasil é duas vezes maior do que o de brancos, apesar de cada grupo representar cerca de metade da população do País. A constatação é de um levantamento feito pelo Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) referentes a 2006 e 2007.

Nesses dois anos, 59.896 negros foram assassinados. Entre os brancos, o número foi de 29.892. A diferença entre o número de homicídios de negros e brancos é maior entre as crianças e jovens de 10 a 24 anos. Entre os maiores de 40 anos, o número de homicídios é quase o mesmo nos dois grupos.

Segundo o coordenador do laboratório, Marcelo Paixão, os números mostram que os negros estão sujeitos a uma exposição maior de risco que os brancos, em várias partes do país. “Isso é determinado por razões que são sociais, ou seja, pelo modo de inserção das pessoas no interior da sociedade, e que fazem com que elas tenham maiores probabilidades de virem a sofrer um atentado violento contra suas vidas ao longo de seu ciclo de vida”, explicou.

Um dos fatores sociais que poderia explicar esse risco maior é o local de moradia, já que muitos negros moram em áreas mais violentas, como as favelas do Rio de Janeiro, de São Paulo ou de Pernambuco. Além disso, de acordo com Paixão, há pesquisas que mostram que a letalidade policial - a morte provocada por policiais - é maior entre os negros do que entre os brancos. Um terceiro fator seria a baixa auto-estima da juventude negra que vive em áreas pobres e que não vê alternativas para a sua vida, e que, por isso, teria mais probabilidades de se envolver em situações de risco.

A maior desigualdade entre homicídios de brancos e negros é encontrada na Região Nordeste. Enquanto a relação populacional da região é de 2,4 negros para cada branco, a relação de mortes é de 10 negros para cada branco. Já a Região Sul é a única do País onde essa tendência não é sentida, visto que a relação populacional e a relação de homicídios por cor é igual: 0,2 negro para cada branco.

Leia mais sobre: homicídio
Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

REFORMA ELEITORAL QUESTIONADA PELO JUDICIÁRIO


Juízes eleitorais e promotores estão se mobilizando contra o projeto de reforma eleitoral, que já foi aprovado na Câmara e que voltará à pauta na quarta-feira (26), com a entrega dos relatórios finais. O Globo informa que o colegiado dos presidentes dos tribunais eleitorais estaduais está preocupado com brechas como as que, segundo o Ministério Público Eleitoral, inviabilizam investigações sobre financiamentos de campanha e liberam doações ocultas para partidos. Um dos pontos da reforma permite que os partidos paguem dívidas de campanha para os candidatos. Isso significaria que, depois da votação, as legendas ficariam livres para arrecadar mais verbas, com o benefício de só divulgar a lista dos doadores no ano seguinte ao pleito. Outra inquietação do judiciário: pelo projeto da reforma, fica mantida a regra que permite a eleição de políticos processados ou que tenham contas de campanha rejeitadas. Para valer em 2010, a reforma precisa ser aprovada até 30 de setembro.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

TODO O CUIDADO É POUCO MARINA!

Os personagens do status quo da política brasileira, hoje estão pegando a carona no maior fato político do momento, a senadora Marina Silva. Notadamente, as farpas criadas entre o vereador Alfredo Sirkis e o deputado federal Fernando Gabeira, pelo membro mais "progressista" da familía Sarney, o Zequinha, traz a tona uma "fétida griffe" do poder instalado. O PV não pode macular o legítimo fato político do momento, por estes vampiros da Corte. Certamente os que pretendem votar em Marina, são aqueles que estão diametralmente opostos da política do governo Lula com suas alianças. Portanto vale ressaltar que Marina deve tomar todo o cuidado em quem de fato estará ao seu lado. Porque senão, o filme se repetirá em "nome da governabilidade", então dará nisso que o país está assistindo.
Roberto de Carvalho

USO DE INTERNET CRESCE 10% EM JULHO NO BRASIL

A Rede no Brasil só aumenta. Um novo paradigma de comunicação

SÃO PAULO, 21 de agosto de 2009 - No mês de julho, 36,4 milhões de pessoas usaram a internet no trabalho ou em residências, o que significa um crescimento de 10% sobre os 33,2 milhões registrados no mês de junho, segundo pesquisa do Ibope Nielsen On-line. O tempo médio de uso continuou crescendo e atingiu as marcas de 71 horas e 30 minutos de tempo total, incluindo aplicativos, e de 48 horas e 26 minutos, considerando somente navegação em páginas. O número de pessoas com acesso à internet em casa ou no trabalho é de 44,5 milhões. Entre os internautas residenciais, o número de usuários ativos chegou a 27,5 milhões de pessoas, um crescimento de 7,4% em relação aos 25,6 milhões do mês anterior e de 16% sobre os 23,7 milhões de julho de 2008. O tempo de navegação em residências em julho cresceu 9% sobre junho e 21% sobre julho de 2008, e atingiu a marca inédita de 30 horas e 13 minutos por pessoa. O número de pessoas que moram em domicílios em que há a presença de computador com internet é de 40,2 milhões.
Considerando os brasileiros de 16 anos ou mais de idade com posse de telefone fixo ou móvel, o Ibope passou a indicar a existência de 64,8 milhões de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros).
Na navegação no trabalho e em residências, as categorias com maior crescimento proporcional do número de usuários em julho na comparação com junho foram Viagens e Turismo, com evolução de 17,3%, Automotivo, com aumento de 16,8%, e Casa e Moda, com crescimento mensal de 15,7%.

(SSB - Agência IN)

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

GILBERTO GIL PODERÁ SER VICE DE MARINA

Gil vice de Marina, é uma explosão "atômica" na campanha do PT

O cantor, compositor e ex-ministro Gilberto Gil disse que, se convidado, pode aceitar ser vice na eventual candidatura de Marina Silva ao Planalto pelo PV, informa a Folha (para assinantes). “Claro que existe a possibilidade de dizer sim, mas não houve convite”, disse Gil durante uma aula magna a alunos da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Gil afirmou que já conversou com Marina pelo telefone e que deve se encontrar com ela pessoalmente para falar sobre a candidatura pelo PV. “A Marina é uma pessoa muito importante para a renovação da política brasileira”, disse ele. Marina vai dar entrevista à imprensa nesta quarta-feira (19), para anunciar se sai ou se permanece no PT. Ao que tudo indica, as malas estão prontas.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

DEPOIS DE ANOS, AS PPPs ESTÃO NA ORDEM DO DIA NO BRASIL


Uma solução que pode tornar os investimentos na infraestrutura viável com as parcerias.

Quatro anos após a regulamentação das parcerias público-privadas, as chamadas PPPs, o governo federal ainda não tirou nenhum projeto do papel, mostra a manchete do Valor Econômico. Nos Estados, segundo o jornal, a euforia inicial deu lugar a um planejamento mais “realista”. Falta de projetos adequados, opção por concessões simples para não comprometer o caixa público e ausência de garantias claras para o investidor são algumas das razões dadas por especialistas para a lentidão dos projetos. Em São Paulo, por exemplo, com duas PPPs assinadas, o governo chegou a estudar oito projetos. Nenhum vingou, ou por não se encaixar no perfil de parceria, ou por não serem interessantes para o capital privado. Em Pernambuco, a primeira obra contratada pelo modelo – um sistema viário de 6,2 quilômetros de extensão – começa no final do ano.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A POSSÍVEL CANDIDATURA DA MARINA "IMPLODE" DILMA RUMO AO PLANALTO

Com um reconhecimento inconteste em nível nacional e internacional, Marina implode candidatura de Dilma
Em entrevista ao Valor Econômico (para assinantes), o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) afirma que as chances de derrota do governo nas eleições presidenciais de 2010 são “muito maiores” do que as de vitória. Para ele, a possível transferência de Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e senadora (PT-AC), para o PV agrava esse cenário desfavorável ao Palácio do Planalto. “Se ela aceitar a convocação do PV, ela implode a candidatura da Dilma”, diz. Ciro afirma que só definirá o que fará nas eleições em abril. Ele pode sair candidato a presidente ou concorrer ao governo de São Paulo, opção na qual afirma que não vai cumprir a “tarefa mesquinha” de atacar José Serra, que considera um “grande governador”.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

SARNEY SE DEFENDE DE FORMA INDEFENSÁVEL

O capo da política nacional. A ABL não se pronuncia sobre seu membro

Antes do arquivamento das denúncias, a reunião do Conselho de Ética foi interrompida para que os senadores assistissem ao discurso de defesa de José Sarney (PMDB-AP) no plenário. Foram 48 minutos em que o presidente do Senado rebateu as acusações e reafirmou que permanece no cargo. O Estadão diz que o discurso – que a oposição classificou como uma defesa “técnica”, como mostra a Folha (para assinantes) – manipulou dados, misturando afirmações sobre duas investigações da Polícia Federal, para supostamente confundir os senadores sobre as gravações divulgadas pelo jornal, em que ele aparece negociando a nomeação do então namorado da neta em um cargo do Senado. No portal do Estadão, uma reportagem aponta os “deslizes” do discurso. Entre eles, o momento em que Sarney disse não conhecer Rodrigo Cruz, incluído em sua lista de nomeações. O jornal apresenta uma foto do presidente do Senado no casamento de Rodrigo com a filha de Agaciel Maia, ex-diretor-geral do Senado. Sarney foi o padrinho. E a Folha traz hoje a informação de que Sarney recebe ao menos R$ 52 mil dos cofres públicos: salário de R$ 16.500 como senador e duas aposentadorias no Maranhão, que totalizavam R$ 35.560,98 em 2007. O teto salarial do funcionalismo público é de R$ 24.500.

domingo, 2 de agosto de 2009

SERGIO CABRAL FAVORECE OS NEGÓCIOS DE DANIEL DANTAS

Sergio Cabral favorecendo aos amigos do poder

Em transações inusuais e negociações velozes, o Opportunity conseguiu até lucrar com desapropriações assinadas pelo governador Cabral.

O polêmico Daniel Dantas, as voltas com as grandes jogadas do poder

Com base nas informações obtidas durante a Operação Satiagraha, a Polícia Federal e o Ministério Público conseguiram detectar os setores usados pelo Opportunity para lavar dinheiro obtido de atividades ilegais e golpes aplicados no sistema financeiro. Havia três pontas: agropecuária, mineração e imóveis. Até agora, as falcatruas nos dois primeiros parecem razoavelmente mapeadas. Faltava entender o esquema e o modus operandi no setor imobiliário. Faltava. Após quatro meses de apuração, CartaCapital identificou duas operações imobiliárias que dão pistas definitivas para o esquema. Nelas se confundem os interesses de Daniel Dantas e do governo do Rio de Janeiro em desapropriações desprovidas de lógica comercial e interesse público.

O último elo? O Opportunity comprou prédios no Rio às vésperas das desapropriações, bem ao estilo de transações que servem para a lavagem de dinheiro